…O que Deus ajuntou não o separe o homem.

A passagem registrada no Evangelho de Mateus, Cap. 19, Ver. 6, permite muitas reflexões.

Na obra Caminho, Verdade e Vida, Cap. 164, do Espírito Emmanuel, psicografado por Francisco C. Xavier, o autor espiritual tece comentários que nos amplia a perspectiva em torno do tema.

“Não separeis o que Deus ajuntou” corresponde também ao “não perturbeis o que Deus harmonizou”, afirma Emmanuel, remetendo à meditação em torno da responsabilidade que cabe a cada um de nós na questão das uniões afetivas.

A responsabilidade e a consciência em torno dos próprios atos não se restringe ao casal, ao par, mas envolve todos aqueles com os quais se relacionam, nos diversos palcos da vida aos quais somos convidados a atuar.

Não constitui legítimo direito ser a causa de velhos equívocos a que muitos na crosta são arrastados diariamente, pretextando a busca da felicidade. Diante de fato que nos prove e ponha à prova os compromissos afetivos de outrem, cabe-nos como irmãos colaboradores que somos uns dos outros dos avanços espirituais e processos de amadurecimento afetivo tão necessários, o esforço no sentido de sermos aquele que colabora, ao invés de a ser a causa de adiamentos evitáveis nos processos de resgates a que muitos casais estão submetidos.

Tais uniões, frequentemente, são preparados antes mesmo do mergulho na carne, objetivos são traçados, expectativas são postas e, como não poderia deixar de ser, são planejadas as provações necessárias que darão à fibra moral daqueles que serão experimentados a higidez pretendida.

Ao final, conclui o autor espiritual:

Prestigiemos as organizações do Justo Juiz que a noção do dever identifica para nós em todos os quadros do mundo. Às vezes, é possível perturbar-lhe as obras com sorrisos, mas seremos invariavelmente forçados a repará-las com suor e lágrimas.

Diante de tais esclarecimentos, roguemos aos bons espíritos e ao Cristo Consolador, inspiração e força necessárias para sermos colaboradores e não empecilhos na construção do patrimônio espiritual uns dos outros.

Muita Paz,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s